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O Trackeamento no WhatsApp nada mais é do que você conseguir rastrear toda a atividade do usuário que chegou através dos Anúncios Online no Meta Ads realiza (dentro do WhatsApp da sua empresa) e conseguir disparar eventos de Purchase ou LeadSubmitted, por exemplo, e conseguir visualizar esses eventos na sua campanha ou no seu Dashboard, podendo mostrar o faturamento que você gera para a empresa através do seu Gerenciamento de Tráfego Pago, além de finalmente conseguir otimizar suas campanhas para compras através da Api de Conversões do WhatsApp.
Um dos critérios para conseguir realizar o Trackeamento do WhatsApp é estar utilizando o serviço da Plataforma de Negócios do WhatsApp, mais conhecida no mercado como “Api Oficial do WhatsApp”.
O segundo critério é criar o Pixel de Mensagem (saiba como criar o Pixel de Mensagem)
O terceiro critério é conseguir o acesso do parâmetro ctwa_clid que vem no webhook do clique do anúncio no botão do WhatsApp.
A maior parte das empresas que vendem o serviço da Plataforma de Negócios do WhatsApp não disponibilizam esse parâmetro.
Esse ctwa_clid é o parâmetro de clique no anúncio. Ele gera as marcações dentro da sua campanha, além de carregar várias informações do usuário dentro da inteligência da Meta para ajudar na atribuição de usuário, ou seja, da Meta conseguir reconhecer quem é o usuário que clicou no anúncio e conversou com você no WhatsApp da sua empresa.
Você precisa encaminhar o seu waba_id e o ctwa_clid para conseguir realizar o Trackeamento no WhatsApp com a Api de Conversões de acordo com a documentação da Meta.
Tendo o waba_id e o ctwa_clid você poderá utilizar a Api de Conversões encaminhando esses eventos com disparo de uma chamada de Api no seu Chatbot com a API Oficial do WhatsApp.
A única Ferramenta de Trackeamento no WhatsApp disponível (atualmente) no mercado e que segue todas as diretrizes da Meta e são Tech Providers do WhatsApp é a Loopim.
A Loopim conseguiu deixar de forma muito simples o Trackeamento no WhatsApp, porque esse processo envolve conhecimentos técnicos avançados em programação.
Então, a única coisa que você vai precisar fazer é:
Pronto!
A Loopim além de te ajudar a entender como está a performance de suas campanhas para comprovar o quanto de faturamento você gera para a empresa contratante, ela te ajuda a otimizar suas campanhas para compras, porque o único jeito de otimizar uma campanha para compras com Campanhas de Mensagem no WhatsApp é através da Api de Conversões do WhatsApp.
Chega de olhar apenas “Conversas Iniciadas” no seu gerenciador.
Chega de empresários falando que você não gera resultado.
A Loopim te ajuda a encaminhar todos os eventos disponíveis da Api de Conversões do WhatsApp, te ajudando a finalmente criar um funil de vendas no WhatsApp com estes eventos disponíveis no momento deste post de acordo com a documentação da Meta:
As empresas de Api Oficial do WhatsApp que estão disponibilizando o parâmetro ctwa_clid no momento são:
-Umbler
-Gallabox
Na Umbler, você precisa contratar o Plano Umbler Talk Enterprise, que custa em média R$258,00 mensais, onde você consegue ter até 5 números conectados com até 2 atendentes.
Você pode utilizar os 5 números dentro da sua waba do WhatsApp da sua empresa, ou ter 1 número na API oficial e 4 com WhatsApp business normal.
Lembrando, que essa conexão da Umbler com o WhatsApp business, que eles chamam de Starter, não utiliza uma conexão oficial. Então, cuidado ao conectar o número do WhatsApp business normal.
A Gallabox você precisa contratar o plano Scale, que no momento custa $300,00 mensais.
O Trackeamento do WhatsApp nas duas empresas é diferente.
Na Gallabox você consegue pegar o ctwa_clid mais fácil no chatbot e encaminhar para a Loopim
Na Umbler, você precisará criar um Token e autorizar a Loopim utilizar esse token para puxar o ctwa_clid na API da Umbler, que fica guardado no banco de dados da Umbler, quando um cliente entra em contato com sua empresa.
Portanto, a Loopim conseguiu deixar esse Trackeamento no WhatsApp de forma simples, independente da escolha da plataforma de Api Oficial do WhatsApp que disponibilize o ctwa_clid, mesmo que você não seja programador, conseguirá realizar esse Trackeamento apenas copiando e colocando algumas informações no final de cada chatbot que deseja disparar os eventos para a Api de Conversões do WhatsApp.
Vários Gestores de Tráfego Pago, agências de Tráfego Pago e até “ferramentas de trackeamento no whatsapp” estão utilizando a Evolution API para realizar este trackeamento.
Mas, se está todo mundo utilizando, por que você não deve utilizar?
Bom, simplesmente porque é contra as diretrizes do WhatsApp, do Meta Ads, Google Ads e Leis Vigentes no País (LGPD).
A Evolution API utiliza a biblioteca da Baileys no seu código.
Este tipo de implementação é conhecida no mercado como Api não oficial do WhatsApp.
Bom, se não é oficial, o risco de você tomar uma penalidade é bem alto.
No próprio Disclaimer (Isenção de Responsabilidade) da Baileys no GitHub da empresa está comentando que:
“Este projeto não é afiliado, associado, autorizado, endossado ou de qualquer forma oficialmente conectado ao WhatsApp ou qualquer uma de suas subsidiárias ou afiliadas.”
Se a Evolution API utiliza a biblioteca da Baileys, logo, você não deveria estar conectando o WhatsApp da sua empresa ou do seu cliente e vendendo isso como “ferramenta”.
Isso sem comentar da questão de Lei Geral de Proteção de Dados, onde capturar dados de usuário através de uma API não oficial do WhatsApp sem o consentimento do usuário…
Conectar o seu WhatsApp ou de um cliente na Evolution API está correndo os riscos de:
Não utilize a EVOLUTION API ou qualquer outra api não oficial, porque vendedores de curso comentaram para você fazer isso ou porque falsas ferramentas de trackeamento de WhatsApp utilizam isso por trás dos panos.
Eles só se preocupam em vender o curso e não te explicam todos esses detalhes.
O Tintim não é uma ferramenta de Trackeamento do WhatsApp, por alguns motivos:
Portanto, além de estarem enganando os clientes em relação a Otimização de Campanhas de Mensagem com este “rastreamento”, estão colocando em risco seu WhatsApp, sua BM, e sua conta do Google e não comentam sobre isso na hora de vender a ferramenta.
Mas, o FAQ deles comentando que utilizam a Evolution API e se isentando se por acaso você tiver algum bloqueio na sua conta.
Porém, como você já sabe agora que a Evolution API é uma api não oficial e utiliza a Baileys por trás dos panos e não pode conectar no WhatsApp, logo, se o Tintim fala para você conectar com a Evolution API para eles conseguirem montar o frankenstein deles, a culpa é de quem?
Sim, a partir do momento que você começar a disparar os eventos mencionados da Api de Conversões para o WhatsApp, você conseguirá criar um dashboard personalizado, possibilitando a criação de um Funil de Vendas como neste exemplo para um Negócio Local:
-Lead Submitted
-QualifiedLead
-ViewContent
-InitiateCheckout
-Purchase
Você poderá encaminhar além dos dados de usuários, os parâmetros-padrão, que aparecem em “custom_data”.
Neste custom_data você consegue encaminhar o currency (moeda) e o value (valor).
Portanto, você conseguirá medir o ROAS de suas campanhas de mensagem para o WhatsApp.
Uma plataforma que você consegue puxar os dados de suas campanhas no Meta Ads é a Stract, direto no seu Looker Studio ou extrair em uma planilha do Sheets.
O Connect Rate é uma taxa de conexão que mostra a conexão entre os cliques do anúncio e quantas pessoas de fato visitaram a página do link que estava no anúncio.
O Connect Rate é calculado dividindo o número de visitas na página de destino pelos cliques no anúncio e multiplicando o resultado por 100, resultando em uma porcentagem.
A principal dor do Gestor de Tráfego Pago ou de uma Agência de Tráfego Pago é ficar dependendo do atendimento preencher uma planilha quando uma pessoa que chegou através dos anúncios para você conseguir ir entendendo o que está performando no gerenciado, porque sem o trackeamento você olha apenas a Métrica de “Conversas Iniciadas”, que é uma métrica não confiável, porque contabiliza apenas os cliques no botão do anúncio, mesmo que a pessoa não tenha encaminhado a mensagem no WhatsApp da empresa.
Com o trackeamento do WhatsApp, você consegue ter o evento de LeadSubmitted, ou seja, é como se fosse a visita na página de destino.
Então, você consegue calcular esse Connect Rate WhatsApp, dividindo o número de LeadSubmitted pelos cliques no anúncio e multiplicar o resultado por 100.
Desta forma, você poderá entender o comportamento do usuário e se perguntar algumas hipóteses:
-Por que o número do Connect Rate WhatsApp está baixo?
-A minha empresa é confiável?
-Preciso fazer anúncios de branding?
-Preciso comprar um selo verificado do WhatsApp para gerar mais confiança?
-Estou usando campanhas de engajamento, gerando muitos cliques para conversa. Será que deveria estar usando leads ou vendas?
-Connect Rate WhatsApp está muito bom, posso avançar o meu funil da Api de Conversões com estes novos clientes?
A Loopim poderá te ajudar a entender melhor este comportamento do usuário e te ajudar a otimizar suas Campanhas de Clique para o WhatsApp para compras, de acordo com a Api de Conversões do WhatsApp.
A Loopim será a melhor amiga do Gestor de Tráfego que deseja otimizar suas campanhas, ter mais tempo para a parte estratégica e conseguir ter mais convicção de apresentar dados para seus clientes, conseguindo mostrar o resultado que você gera para a empresa através do seu gerenciamento.
Conheça a Loopim.
Fundador e CEO da Agência Dolphins Digital. Trabalha como Estrategista Digital, Gestor de Tráfego (com mais de 2 milhões de reais gerenciados em anúncios online), SEO Specialist, Tracker e Analista de Dados e presta Consultorias de Marketing Digital e Performance.
Pesquisadores, apaixonados por dados, tecnologia e marketing digital e atentos ao que há de mais novo no mercado temos um simples compromisso: gerar valor (visualizações, conhecimento, visitas, leads, vendas e resultado financeiro) para os nossos clientes.
A Dolphins Digital é uma Agência de Tráfego Pago em São José dos Campos Especializada em Perfomance focada em trazer resultados para pequenas e médias empresas que buscam mais resultados para o seu negócio com a ajuda do marketing orientado à dados.
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