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O Trackeamento de CRM nada mais é do que você conseguir rastrear toda a jornada e as atualizações de status que o lead realiza dentro do seu CRM, depois de ter chegado pelos Anúncios Online no Meta Ads através dos formulários instantâneos, e conseguir disparar eventos como Qualified Lead, Converted ou Declined diretamente para a API de Conversões de CRM.
Assim, você passa a enxergar no seu Gerenciador de Anúncios e/ou Dashboard quais leads realmente avançaram no funil e geraram resultado, podendo mostrar o retorno real das suas campanhas e otimizar seus anúncios com base em dados de qualificação e venda, e não apenas no cadastro inicial.
O Trackeamento de CRM funciona de forma simples, mas extremamente poderosa.
Primeiro, você precisa criar o conjunto de dados (Pixel) de CRM e vinculá-lo à sua conta de anúncios. Em seguida, rode campanhas de Formulários Instantâneos no Meta Ads — pois é a partir desses formulários que cada lead recebe um identificador único chamado lead_id.
A partir daí, todo o avanço do lead dentro do seu funil de vendas (como Working, Qualified, Converted ou Declined) deve ser enviado de volta para a Meta, através da API de Conversões de CRM, sempre utilizando o lead_id para manter o vínculo entre o formulário e o evento do CRM.
Para que o modelo funcione de forma eficiente, é necessário gerar pelo menos 200 leads por mês via formulários instantâneos e enviar consistentemente esses eventos de atualização.
Depois desse período, a Meta entra em uma fase de aprendizado de até 2 meses, onde o algoritmo começa a compreender o perfil dos leads que realmente avançam no funil e passam a converter.
Com isso, o seu modelo de entrega e otimização passa a priorizar qualidade em vez de volume, ajustando automaticamente os anúncios para encontrar pessoas com maior probabilidade de gerar resultados reais para o seu negócio.
A única forma de otimizar o Pixel de CRM é através de formulário Instantâneo e encaminhar o lead_id em todos os eventos de volta para o Pixel de CRM.
É um ID único do lead que preencheu o anúncio do formulário instantâneo no Facebook/Instagram. A Meta sabe quem é essa pessoa, por isso você precisa encaminhar esse lead_id em todos os seus eventos de CRM.
A Meta já sabe quem é a pessoa que preencheu o formulário e te encaminhou uma identificação única (lead_id) para você utilizar nos eventos de CRM. Basta você encaminhar apenas o lead_id, porque qualquer outra informação será descartada pela meta.
Pixel de CRM com a Api de Conversões de CRM não aparece na nota no Gerenciador de Eventos. Se está aparecendo a nota no seu gerenciador é porque tem um problema na implementação, ou a ferramenta está utlizando pixel Web/Offline (estão te enganando).
Api de Conversões Offline não otimiza campanhas, é apenas para direcionamento (públicos) e mensuração.
Gerar pelo menos 200 leads por mês através dos formulários instantâneos nas campanhas no Meta Ads.
A escolha do nome dos eventos é livre, mas tente seguir um padrão de nome de eventos, como: lead, working, qualified, converted, declined, purchase, proposta enviada, contrato assinado, cliente.
Encaminhe os eventos de lead e outros eventos do seu CRM durante 7 dias.
Após esses 7 dias, o facebook irá liberar a configuração do funil de vendas.
Obs: Não precisa ser durante os 7 dias seguidos encaminhando dados, porque pode ser que você não receba um lead no final de semana, por exemplo. Mas, encaminhe todos os eventos durante os 7 dias.
A recomendação é disparar o evento de lead (principalmente) e os demais eventos de CRM logo quando acontece o evento, porque a Meta terá dados mais precisos para o modelo de inteligência gerar dados mais precisos.
O estágio que você deseja otimizar deve ocorrer dentro de 28 dias após a pessoa se tornar lead, ou seja, preencher o formulário instantâneo, porque você quer criar um conjunto de anúncio com meta de desempenho para esse evento em específico.
O estágio que você deseja otimizar deve ter uma taxa de conversão entre entre 1% e 40% em relação ao número total de leads.
Se a sua taxa de conversão para aquele evento está superior a 40%, significa que as pessoas já estão avançando para esse evento.
Você precisa de um volume mínimo de eventos de conversão (pelo menos 1% dos leads) para que o algoritmo do Meta tenha dados suficientes para aprender e tomar decisões. Se a taxa for muito baixa (menos de 1%), a otimização será ineficaz (falta de dados).
Demora 1-2 meses de treinamento do modelo para a Meta concluir a fase de aprendizado.
As tecnologias da Meta irão realizar análises sobre o seu funil de vendas para treinar o modelo. A única coisa que você precisa fazer, é continuar encaminhando os eventos com o lead_id.
Após 3 meses, você poderá (com segurança) criar um conjunto de anúncio com a Meta de desempenho para o evento desejado, pois você até pode ativar a otimização no Gerenciador de Anúncios antes desse período, mas talvez não veja os ganhos totais de desempenho até o final do período de treinamento.
Fundador e CEO da Agência Dolphins Digital. Trabalha como Estrategista Digital, Gestor de Tráfego (com mais de 2 milhões de reais gerenciados em anúncios online), SEO Specialist, Tracker e Analista de Dados e presta Consultorias de Marketing Digital e Performance.