O que é Tráfego Pago
e Como funciona?

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O que é Tráfego Pago?

O tráfego pago é uma estratégia comum de marketing digital que envolve investir em anúncios online para atrair visitantes para um site, loja virtual, redes sociais ou landing page através de publicidade paga em plataformas de anúncios como Google Ads, Meta Ads, LinkedIn Ads, Twitter Ads, Tik Tok Ads e todos os canais que permitam publicidade paga.

Como Funciona o Tráfego Pago?

Essa abordagem visa aumentar a visibilidade, engajamento, leads e conversões. Os anunciantes pagam com base em cliques, impressões ou ações do usuário, utilizando modelos como CPC, CPM, CPV e CPA para medir o retorno sobre o investimento de suas campanhas.

À medida que as empresas disputam espaço publicitário nas plataformas de anúncios, elas participam de leilões para garantir esse espaço ou a atenção do público-alvo. Durante esses leilões, as empresas estabelecem um valor máximo que estão dispostas a pagar por clique, visualização, impressão ou aquisição no anúncio, em uma busca por alcançar e engajar sua audiência de forma eficaz e atingir o objetivo de marketing desejado.

Vamos entender melhor como funciona cada modelo comentado? Então, bora lá!

Custo por Clique - CPC

CPC é o famoso Custo por Clique, ou seja, você irá pagar por cada clique no seu anúncio dentro da plataforma de anúncios escolhida.

Você pode definir o valor deste clique ou deixar “na mão da plataforma” decidir qual o valor do clique através de lances inteligentes ou para maximizar os cliques das campanhas, caso seja o seu objetivo de marketing.

Se o objetivo for aumentar o número de cliques e direcionar tráfego para o seu site através do Google Ads, por exemplo, existem duas estratégias de lances de custo por clique ideais para alcançar esse objetivo:

  • Maximizar Cliques: Essa alternativa representa uma estratégia de lances automáticos, sendo a forma mais simples de realizar lances para gerar cliques. Basta estabelecer um orçamento diário médio, e o sistema do Google Ads cuidará automaticamente dos seus lances, buscando obter o maior número de cliques possível dentro desse limite. 
 
  • Lance de CPC Manual: Essa opção concede a capacidade de controlar os lances máximos de custo por clique (CPC) de forma independente. Você pode estabelecer lances distintos para cada grupo de anúncios na sua campanha, assim como para palavras-chave ou canais individuais. Caso identifique que certos canais ou palavras-chave geram mais lucro, é possível alocar uma parcela maior do orçamento de publicidade para esses termos ou canais por meio do lance manual, sendo este o tipo de estratégia que mais utlizamos para nossos clientes, pois somos uma agência de tráfego pago especializada em performance. 
 

A fórmula para calcular o Custo por Clique é bem simples: 

CPC= Custo Total/Número de Cliques.
 
Lembre-se que o CPC de cada palavra-chave, imagem ou vídeo é diferente, pois existem várias variáveis no cálculo deste custo por clique: leilão dentro das plataformas ocasionado por diferentes empresas disputando o mesmo espaço/pessoa, a qualidade do seu anúncio, a qualidade da sua página de destino, a relevância do seu anúncio e taxa de cliques no mesmo.

Custo por Mil Impressões - CPM

O Custo por Mil Impressões é umas das métricas mais utilizadas quando estamos querendo que o nosso anúncio (vídeo, imagem ou texto) apareça várias vezes. Essa métrica representa o custo a cada mil vezes em que o anúncio foi impresso na internet.

Se o seu anúncio apareceu para uma pessoa 5 vezes durante o dia, este anúncio foi impresso 5 vezes, mas alcançou apenas 1 pessoa.

Portanto, Impressões é diferente de Alcance. 

Com o tráfego pago nós podemos limitar o número de vezes que o nosso anúncio aparecerá para uma pessoa. Exemplo: Aparecer 3 vezes ao dia, durante uma semana.

O Custo por Mil Impressões também possui várias variáveis: leilão dentro das plataformas ocasionado por diferentes empresas disputando o mesmo espaço/pessoa, tamanho de público, qualidade do seu anúncio, relevância do seu anúncio para este público, a frequência que está colocando esse anúncio para ser impresso e o dia e horário que o público-alvo se encontra conectado na plataforma.

A fórmula para calcular o CPM é: 

CPM = Custo Total/Impressões x 1000

Custo por Visualização - CPV

O Custo por Visualização, conhecido como CPV, é ótimo para entender qual o custo por cada visualização na plataforma desejada, ou seja, neste caso, estamos falando de campanhas que utilizam vídeo.

 

Cada plataforma terá o seu modo de calcular o custo por visualização. 

Vamos pegar o Google Ads, por exemplo, nós podemos definir um Custo Por Visualização (CPV) máximo que queremos gastar no vídeo que estamos anunciando. 

O lance máximo de custo por visualização (CPV) estabelecido influencia a probabilidade de seu anúncio ser selecionado no leilão e exibido aos espectadores. Especificamente, para anúncios de vídeo em feed exibidos nos resultados de pesquisa do YouTube, o CPV máximo também pode impactar sua posição em relação a outros anúncios na página de resultados de pesquisa.

Um CPV máximo mais alto aumenta as chances de seu anúncio ser exibido e, quando aplicável, de ser apresentado em uma posição mais elevada em comparação com outros anúncios.

A plataforma Meta Ads também possui uma aba para colocarmos um Custo por Resultado, no caso de Campanhas de Reconhecimento, por exemplo,  com a meta de ter mais ThruPlays (pessoas que assistirão ao vídeo inteiro quando ele tiver menos de 15 segundos. Para vídeos mais longos, o Meta Ads irá mostrar para as pessoas com maior probabilidade de assistir a pelo menos 15 segundos.)

Claro, é recomendado trabalhar com um valor máximo quando você já tem uma referência do custo por visualização do seu nicho, pois um valor baixo de CPV pode fazer o seu vídeo ter baixa performance e aparecer em posicões inferiores ou para uma fatia de público “pior”, ou seja, que não irá engajar, comprar, assistir o vídeo e etc.

 

Custo por Aquisição - CPA

Ah, o famoso CPA, um dos modelo menos utilizados pela galera de marketing digital e agências de tráfego,  porém é o mais poderoso dos modelos, quando utilizado da forma correta.

O Custo por Aquisição é o valor que você quer pagar por uma venda, um lead, uma ligação, ou seja, por uma aquisição. Porém, o cálculo deste custo por aquisição ele deriva do lucro líquido da venda do seu produto/serviço ou através da análise feita após anunciar e calcular qual foi o custo por aquisição com os anúncios.

Portanto, nós podemos definir o CPA antes ou depois de anunciar.

Exemplo de CPA Vendas antes de anunciar:

Preço de venda Produto: R$500,00

Custos fixos/variáveis: R$230,00

Lucro Líquido: R$270,00

Um CPA de Vendas Médio é calculado com lucro líquido divido por 2. 

Neste exemplo: 

CPA= R$270,00/2

CPA= R$135,00

Podemos ter um CPA de vendas: Bom, médio, ruim, 

CPA Bom: Lucro Líquido divido por 4

CPA Médio: Lucro Líquido divido por 2

CPA Ruim: CPA Bom + CPA Médio

Utilizando o valor de lucro líquido deste exemplo:

CPA Bom= R$270,00/4 = R$67,50

CPA Médio: R$270,00/2 = R$135,00

CPA Ruim: R$67,50 + R$135,00 = R$202,50

Você também pode calcular o CPA ideal com base no faturamento mensal da sua empresa, caso tenha mais produtos. Utilizaremos o Ticket Médio para ajudar neste cálculo.

Exemplo: Faturamento mensal de R$100.000,00 com 25 produtos.

Ticket Médio: Faturamento Total / Total de Produtos

Ticket Médio = R$100.000,00 / 25

Ticket Médio = R$4.000,00

Custos: R$2.800,00

Lucro Líquido: R$1.200,00

CPA Bom = R$400,00

CPA Médio = R$600,00

CPA Ruim = R$1.000,00

Agora, se o seu objetivo é leads e você nunca anunciou, você precisará determinar uma meta de CPA para Leads.

Caso já tenha anunciado, o pensamento é o mesmo. 

Se x pessoas entram em contato com você para gerar 1 venda, você irá definir os custos, o lucro líquido e o CPA com base nesses valores.

Exemplo: Quantos Leads eu preciso para gerar 1 venda? 25 Leads

25 Leads = 1 Venda

Preço do Produto/Serviço = R$120,00

Custos: R$35,00

Lucro Líquido: R$85,00

CPA BOM = R$21,25

CPA MÉDIO = R$42,50

CPA RUIM: R$63,75

O principal ponto para continuar utilizando essa campanha é manter a campanha ativa mesmo que com pouco retorno, para que quando acertar a mão no anúncio, aproveitar do poder do CPA, pois para conseguir um bom CPA você precisará de tempo de campanha ativa, para trazer inteligência para a campanha.

Portanto, você pode utilizar um CPA com base no lucro líquido da venda do produto/serviço ou com base no faturamento mensal.

Lembrando que é muito importante você calcular o CPA ideal tanto para campanhas de vendas quanto para campanhas de leads.

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