HOME /TRÁFEGO PAGO/BRANDED CONTENT ADS
É um post orgânico feito em parceria entre um criador e uma marca. Ele é publicado diretamente pelo criador (influenciador, parceiro, político, empresa parceira etc.) e aparece com o selo “Parceria paga com [@marca]”, garantindo transparência e credibilidade.
É quando o conteúdo de marca (orgânico) é transformado em um anúncio pago dentro do Gerenciador de Anúncios, buscando mais alcance, escala e performance.
A marca pode:
Esse formato é o que o mercado chama informalmente de Whitelisting.
Este é o link para acessar o site oficial dos Creators do Instagram: Creators Instagram
Quando o influenciador aprova a parceria de anúncios no Gerenciador da Meta (Parceria de BM), ele autoriza a BM da empresa a usar o perfil dele como identidade de anúncio e a acessar o desempenho e engajamento dos posts marcados como “parceria paga”.
Com isso, a empresa pode impulsionar esses posts e criar públicos personalizados e semelhantes baseados nas interações do público do influenciador, tudo de forma oficial e transparente dentro da Meta.
Este tipo de parceria de anúncio é bem avancado e pode gerar muitas vendas e leads para o seu cliente, porque você terá acesso para utilizar a identidade do instagram do Influencer para passar mais confiança e autoridade para os seguidores e anunciar para os seguidores, públicos de engajamento e até para quem assistiu um vídeo específico do influencer, tornando o tráfego pago de forma totalmente personalizada e não dependendo do algoritmo do orgânico para entregar a “publi”da empresa com o influencer, porque o anúncio é você quem escolhe o público.
No orgânico pode aparecer para qualquer pessoa que demonstre interesse ou o algoritmo entenda que irá assistir, por relevância de conteúdo, ou seja, essa “publi” pode ter poucas visualizações no orgânico.
O compartilhamento de públicos entre o influenciador e a empresa é feito diretamente pelo Business Manager (BM).
O influenciador precisa adicionar o ID da BM da empresa na aba “Parceiros” da sua conta de negócios e, em seguida, conceder as permissões desejadas, como acesso ao Instagram, públicos personalizados e pixel.
Assim, a empresa passa a ter acesso seguro e controlado aos ativos compartilhados, podendo veicular anúncios, criar públicos e medir resultados, enquanto o influenciador mantém o controle total sobre o que é ou não compartilhado.
Com o acesso concedido via parceria de BM, a empresa passa a ter um nível avançado de segmentação e performance.
Na prática, é possível:
Tudo isso é feito de forma oficial, dentro da Meta, sem precisar de acesso à conta do influenciador, unindo autoridade, dados e performance na mesma campanha.
Na parceria de BM, o influenciador pode compartilhar diferentes fontes de público personalizado com a empresa.
Os mais usados são:
Tudo isso é feito dentro do Business Manager, com autorização e controle do influenciador, garantindo segurança, transparência e uma performance muito mais direcionada.
A retenção de público define por quanto tempo uma pessoa permanece dentro do público personalizado após interagir com o conteúdo, o site ou o perfil.
Essa configuração é essencial porque determina a janela de tempo em que os dados ficam ativos para segmentação e remarketing.
Quanto maior o período, mais amplo será o público, permitindo alcançar pessoas que interagiram há mais tempo.
Já um período menor torna o público mais quente e recente, ideal para campanhas de conversão imediata.
Imagine que o Banco Santander criou uma estratégia completa de topo, meio e fundo de funil com influenciadores para vender cartões de crédito e investimentos.
1️⃣ Influenciadores de Topo de Funil geram vídeos virais e de alto engajamento.
O time do Santander instalou o Pixel e a API de Conversões em uma landing page específica e obteve acesso aos públicos dos influenciadores via parceria de BM (Business Manager).
2️⃣ Com esses dados, o banco criou uma campanha de Reconhecimento de Marca, veiculando anúncios com a identidade dos influenciadores de meio de funil, mas segmentando apenas quem assistiu 50% dos vídeos dos influenciadores de topo. Esses influenciadores de meio preparam o público com conteúdos educativos, credibilidade e já começam a quebrar futuras objeções.
3️⃣ Por fim, os influenciadores de fundo de funil gravaram vídeos de vendas diretas, com ofertas fortes e gatilhos de conversão, exibidos apenas para quem assistiu 50% dos vídeos de meio de funil e todos os anúncios direcionam para a LP do Santander.
Se a pessoa visitou a página e não converteu, entra o remarketing avançado, utilizando os públicos de todos os influenciadores no processo.
Tudo isso foi possível porque todos os criadores concederam acesso de Parceiro à BM do Santander, permitindo que a marca controlasse os investimentos, otimizasse a performance e mantivesse a autenticidade da comunicação um exemplo perfeito de Branded Content Ads em escala com dados e propósito.
O Instagram tem um site completo para ajudar creators/influencers em relação a criação, produção, edição de vídeos e muito mais.
O link para acessar: Creators Instagram
Mas, as boas práticas para os Reels do Instagram são:
Recomendações de design
Os anúncios do Reels não devem conter:
Fundador e CEO da Agência Dolphins Digital. Trabalha como Estrategista Digital, Gestor de Tráfego (com mais de 2 milhões de reais gerenciados em anúncios online), SEO Specialist, Tracker e Analista de Dados e presta Consultorias de Marketing Digital e Performance.