HOME /TRÁFEGO PAGO/ANDRÔMEDA META ADS
Para te explicar de forma bem simples o que é essa atualizacão no Meta Ads, irei fazer uma analogia com um Garçom (Andrômeda), Chefe de Cozinha Renomado (GEM) e um Gerente do restaurante (Zoomer).
Mas, resumindo, o garçom (andrômeda) recebe milhões de pedidos ao mesmo tempo e consegue decidir muito rápido quais pedidos o chefe renomado (GEM) deve atender e o gerente (Zoomer) fica “lá de cima” olhando se tudo está funcionando corretamente.
Neste artigo, irei te explicar como cada um funciona, quais as práticas que não alteraram e o que mudou em relação a essa e outras atualizações.
O Andromeda (Garçom) é o motor de busca ultrarrápido que filtra milhões de anúncios com extrema eficiência para que apenas os mais relevantes cheguem à etapa de classificação.
O GEM (Meta’s Generative Ads Model) é o (chefe renomado) gênio da precisão que usa sua inteligência em escala LLM para refinar a lista de anúncios (selecionada pelo Andromeda) e garantir que o anúncio certo seja entregue para maximizar as conversões.
O Zoomer (Gerente) é o “Chefe” que garante que todo o motor de IA da Meta (hardware, modelos e fluxos de trabalho) esteja funcionando com a máxima velocidade e eficiência possível.
Com a facilidade de produção de criativos em massa por conta das inteligências artificiais, a Meta criou o andrômeda para conseguir filtrar de forma muita rápida entre os milhões de criativos, quais os melhores anúncios, para entregar para o modelo mais sofisticado de performance que é o GEM.
1) Criativos de qualidade (vídeos/imagens);
2) Qualidade da experiência do usuário no anúncio e na página de destino/conversas no WhatsApp;
3) Otimizar para evento de fundo de funil ou uma etapa anterior para conseguir atingir as 50 conversões;
4) Ter 50 conversões em 7 dias para sair da fase de aprendizado ;
5) Encaminhar dados de qualidade de volta para a Meta (dentro da janela de atribuição escolhida no conjunto de anúncio), para otimização do evento de conversão escolhido ;
6) Otimizar anúncios que geram lucro líquido para o negócio e não apenas um “ROAS” bonito no gerenciador;
7) Aumentar em 5% a verba a cada 2-3 dias para escalar a campanha que está performando, para não colocar verba demais e perder o aprendizado, ampliando demais o público. Mas, se a sua campanha estiver com uma performance muito boa, pode-se aumentar em 15%-20% em uma única vez na semana.
1) Atribuição de Visualização para a geração Z, porque esse público tem mais confiança de comprar na internet apenas assistindo um vídeo (mudou);
2) Atribuição incremental para entender como a Meta consegue trazer novos clientes, sem desperdiçar por volta de 35% da sua verba (dados da Meta) com pessoas que já iriam comprar de você sem precisar do anúncio (mudou);
3) Declínio da Atribuição por Navegador (iOS e FBC), onde as restrições de privacidade (como ATT no iOS e ITP no Safari) fizeram com que a Meta não receba mais os parâmetros de fbc (clique do anúncio para site), não conseguindo mais entender quem comprou, por isso se torna extremamente necessário compreender atribuição e otimização neste momento, porque a Meta não consegue saber quem comprou na so seu site, logo, não tem mais inteligência nas campanhas para usuários de Iphone e o algoritmo começa a otimizar para android.
Por isso encaminhar para conversas para o whatsapp se tornou mais importante, porque você consegue encaminhar esses dados de compra de volta para a Meta, pelo ctwa_clid (id do clique no anúncio)
4) Estrutura Simples em CBO: Essa atualização necessita que você confia no aprendizado da inteligência artificial para gerar performance. Portanto, concentre os gastos em 1-2 campanhas com 1 conjunto de anúncio e criativos com ângulos diferentes;
5) O Algoritmo agora reconhece quem é público de topo, meio e fundo de funil. Por este motivo você precisa de criativos com ângulos diferentes, para atingir cada público no momento certa com a mensagem certa. Porém, 5 criativos já geram 120 combinações diferentes, de qual ordem o algoritmo deve mostrar. Então, não é sobre volume apenas de criativo, mas qualidade, ângulos e posicionamentos diferentes (imagens, texto e vídeo).
6) Entedimento da Métrica de Frequência: A frequência deve ser sua aliada para o entendimento do seu criativo em relação a qual estágio do funil de vendas o Andrômeda está jogando o seu anúncio.
Se a frequência de um criativo está baixa, ele está considerando um público de topo de funil. Se a frequência está ficando mais alta, o algoritmo está considerando um público de meio/fundo de funil.
7) Entendimento da Métrica de CPM: Se o seu criativo não tiver uma boa pontuação no entendimento do Andromeda (sinais iniciais de baixa relevância/baixo CTR), ele já começa a te penalizar com CPM alto para desencorajar o gasto.
Porém, ele consegue testar de forma mais rápida para buscar performance. Então, se o seu criativo é bom, o CPM rapidamente se estabiliza (ou até cai), e o Andromeda garante que seu anúncio entre na lista final com mais frequência, e o GEM aloca mais orçamento, resultando em escala mais rápida e consistente.
Se o criativo for bom, o CPM alto inicial é de curta duração. A velocidade do Andromeda/GEM confirma o valor, e o custo se ajusta para refletir essa confiança.
8) Entendimento da Métrica de Custo: A sua estrutura estará em CBO com o advantage ligado, para que o Andrômeda possa alocar o dinheiro onde ele e o GEM reconhecam a maior probabilidade de performance com o criativo e segmentação encontrada.
A jornada de análise da nova arquitetura da Meta (GEM, Andromeda, Zoomer) revela uma verdade fundamental: o sucesso na publicidade digital deixou de ser uma questão de hacks e passou a ser uma questão de engenharia de dados e estabilidade.
O Andromeda e o GEM representam o ápice da inteligência artificial para segmentação, capazes de processar milhões de combinações de criativos e prever o lucro líquido com precisão inédita. No entanto, essa inteligência é totalmente dependente do que o anunciante fornece.
A instabilidade causada pelas restrições de privacidade do iOS e a migração de otimização para canais como o WhatsApp apenas reforçam nossa responsabilidade:
Sua Fundação é o Controle: As 7 Práticas Imutáveis são a base que garante o aprendizado eficiente e a estabilidade da campanha (CBO).
Dados são o Foco: Em um mundo de crescente escuridão de dados no navegador, a API de Conversões (CAPI) se torna a única fonte de verdade confiável para alimentar o GEM.
O anunciante moderno não é mais um “gerente de anúncios”, porque o Zoomer assumiu este posto ao gerenciar a infraestrutura. O anunciante moderno é um arquiteto de dados gerenciando sua equipe de IA.
É hora de abraçar a automação, garantir a integridade do seu tracking e deixar que a IA faça o trabalho complexo de escala.
O futuro dos anúncios está na interseção entre a inteligência da Meta e a integridade dos seus dados.
A Loopim será a melhor amiga do Gestor de Tráfego que deseja otimizar suas campanhas, ter mais tempo para a parte estratégica e conseguir ter mais convicção de apresentar dados para seus clientes, conseguindo mostrar o resultado que você gera para a empresa através do seu gerenciamento.
Conheça a Loopim.
Fundador e CEO da Agência Dolphins Digital. Trabalha como Estrategista Digital, Gestor de Tráfego (com mais de 2 milhões de reais gerenciados em anúncios online), SEO Specialist, Tracker e Analista de Dados e presta Consultorias de Marketing Digital e Performance.